27 janeiro, 2007

Aguentem meus amigos!!!

Sei que a Europa está debaixo de frio intenso, Portugal incluído, pelo que me diz a família com quem tenho falado mais recentemente. Em Roma parece não estar melhor e eu tremo por uma certa pessoa que anda de "motorino" nas pedras polidas da Cidade Bela. Coisas próprias de quem ama...
Neste sábado de inverno na Europa, passeei pelo porto de mar de Telavive, onde uma verdadeira enchente de pais com filhos, skates, bicicletas e cães, descuidadamente gozava de um maravilhoso dia de primavera.

Começa a ser altura de cuidar do jardim pelo que resolvi meter mãos à obra, voltar ao meu arquivo de plantas aqui e guardar mais uma Ficha Técnica, desta vez uma das minhas espécies preferidas.
A Calendula é uma planta despretenciosa, das primeiras a florir no ano e algumas das flores são um verdadeiro espectáculo. Também há quem as chame margarida, embora eu continue a achar que as margaridas são os malmequeres brancos. Gosto mesmo desta planta, é alegre e bastante vistosa. Sendo assim, um bom domingo para todos, e se puderem plantem bem ...

5 comentários:

None disse...

tens um comentário-resposta, lá no meu canto...

Ana Ramon disse...

Levantaste aqui um problema difícil: As calendulas officinalis também são conhecidas por Maravilhas e por Malmequeres-de-vaso, flores que podem atingir os 10 cm exalando um cheiro característico. Lemon Queen com flores amarelas, Orange Queen, laranja e Race de Ball amarelo alaranjadas.
As Margaridas são chamadas de Bellis perennis com flores brancas, cor-de-rosa ou mistura, mas também pode ser a Margarida de Livingston (Mesembryanthemum criniflorum) :)) Hastes carnudas, de coloração verde para avermelhada, folhas cilíndricas, flores até 4 cm incluindo o branco, laranja, vermelho, rosa, algumas com a porção central branca. Depois fui descobrir a Margarida-do-Cabo (Venidium faustuosum) em que as hastes originam flores terminais de coloração alaranjada e com 10 cm de diâmetro. Pétalas riscadas na direcção da flor com matizados castanho-purpúreos. O disco central é negro. As hastes e folhas muito lobadas são branco-prateadas.
Não terás querido dizer Maravilhas em vez de Margaridas? Depois há quem chame Margaridas também às Argyranthemum e às Chrysanthemum frutescens e a outras. Uma confusão para mim. E se vais passar a escrever sobre plantas no teu blog "Bolotas Guardadas", então prepara-o para receber comentários, senão não sei onde escrever.:))
Um beijinho

Filipe disse...

Eu chamo às calêndulas margaridas. Este é o grande problema dos nomes vulgares. Margarida e Maravilha chega a ser o nome de qualquer malmequer que tenha cor.

Descobri num site francês, esparregado de folhas de calêndula. Esta Primavera vou experimentar

Azinheira disse...

A verdade é que fiz uma tradução directa do inglês onde as calendulas (daysie ou também marigold)se chamam margaridas. Será? Foi pouco prudente da minha parte, já que no caso, o que importa quando se fala em nome comum é mesmo isso, o nome porque se conhece a dita "daysie" em Portugal. Portanto, todas as achegas são bem vindas, Ana. E claro que o meu intuito é ter um arquivo de plantas nas Bolotas, mas atenção que eu sou mesmo, mesmo, amadora. Os comentários virão não tarda muito, é que este blogger leva-me imenso tempo a desenvolver e nem sempre tenho paciência. Talvez agora que o sol dura mais tempo deste lado onde me encontro..

Ana Maria B disse...

Parabéns pelos blogs, gostei dos dois. Subscrevo o q diz a Ana sobre os comentários nas bolotas guardadas. É para poder fazer perguntas. Eu gosto muito de jardinagem mas acho que não sei nada. Pouco faço porque não tenho tempo e quando tenho doem-me as costas e os pés ou não tenho força. Este e os outros blogs de jardinagem ajudam-me a sonhar com coisas de que gosto muito. Obrigada.